Buscar
  • Ohio Business Consulting

7 Benefícios da Transformação Digital para sua empresa

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Com a Transformação Digital emergindo em várias indústrias, terão sucesso as empresas que estiverem atualizadas com as melhores práticas dessa nova era.

Além disso, tal mudança deve ser internalizada na cultura corporativa e capitaneada pela liderança, garantindo que os colaboradores estejam preparados e maximizando os pontos positivos.


Nesse artigo, abordamos 7 desses pontos positivos tanto para sua empresa e para seus colaboradores.


Assim, como principais benefícios, a Transformação Digital:


Aprimora a Experiência dos Clientes

A obsessão mundial com as últimas tecnologias, mídias sociais e aplicativos de celular gira em torno do desejo de uma vida sem complicações. As pessoas buscam soluções para os seus problemas e, mais importante, querem isso logo. A experiência dos clientes está no cerne do mundo digital. Como resultado, o foco primário da Transformação Digital está no uso de tecnologia de ponta para aprimorar a experiência dos clientes.


Permite decisão baseada em dados

Um dos grandes benefícios de se tornar digital é a habilidade de acompanhar métricas e analisar os dados que são coletados durante as campanhas de marketing digital. Mais precisamente, utilizar essa compreensão permite que as empresas otimizem suas estratégias e processos para obter resultados ainda melhores. No mundo dos negócios, dois pontos são primordiais: custos e receitas. E é possível implementar grandes mudanças em ambos ao integrar decisões baseadas em dados na cultura da empresa.


Encoraja a colaboração entre departamentos

Muitas pessoas temem a mudança. O pensamento de que a organização inteira fará uma grande Transformação Digital pode parecer assustador para a força de trabalho, da liderança ao chão-de-fábrica. No entanto, isso trará uma oportunidade de criar união em toda empresa. E, para maximizar as chances de sucesso, é preciso trabalhar bem a comunicação para encorajar a participação de todos os funcionários. Assim, os colaboradores podem quebrar barreiras sociais para se envolver no processo e aprender juntos. E, nesse ponto, uma liderança sólida irá aprimorar a inteligência e aderência digital da força de trabalho da empresa.


Aumenta agilidade e inovação

No mundo dos negócios, agilidade é a habilidade de se aprimorar e se desenvolver rapidamente, especialmente no tocante a processos digitais.


Essa propensão à inovação é tida em alta conta em muitas indústrias. Quando se trata iniciativas de Transformação Digital, 68% das empresas colocam a agilidade dentre as 3 primeiras características essenciais.


E este rápido desenvolvimento e mudança contínua do panorama digital não permite descanso para as empresas. Mesmo as que estão no topo de seus mercados devem estar prontas para se adaptar e inovar. Sempre haverá novos competidores, novas ferramentas e novas tendências. Com isso, os clientes demandarão mais, buscando serviços mais rápidos e melhores do que antes.


Estar preparado é crucial.


Atualiza conhecimentos e habilidades

Conforme as novas tecnologias se aprimoram e crescem em qualidade e quantidade, a demanda para esse tipo de conhecimento especializado irá aumentar. Abaixo, listamos algumas habilidades que farão parte do no mundo digital:

  1. Inteligência Artificial

  2. Realidade Aumentada

  3. Computação em Nuvem

  4. Machine Learning

  5. Big Data


Ao aceitar o desafio de implementar a mudança, as empresas permitirão que seus funcionários desenvolvam as habilidades necessárias para o futuro, bem como irão equipar seus negócios com o conhecimento interno que irá sustentar o crescimento e a vantagem competitiva na era digital.


Incentiva uma cultura digital

Como centro da natureza flexível e adaptável desse novo mundo está um ambiente de trabalho bastante bdigitalizado. Isso permitirá que os colaboradores permaneçam produtivos e envolvidos nessa Transformação sem que se sintam sobrecarregados ou desconectados do processo. Simplesmente ter a tecnologia disponível não é suficiente.

Se uma empresa busca ter sucesso no futuro, essa deve adotar e aplicar uma cultura corporativa que aceite a mudança.

A Transformação Digital permite que isso aconteça ao impactar positivamente a liderança e ao direcionar a cultura organização de forma "top-down".

E sua importância é tamanha que é esperado que, em 2019, 90% das empresas possuam um Diretor de Transformação Digital (ou CDO - Chief Digital Officer).


Consolida processos e operações

Deixando o dinheiro de lado, o maior benefício que a tecnologia oferece às empresas é a facilidade de conexão com outras pessoas. Ao se tornarem digitais, as empresas agregam mais do que sua força de trabalho, mas toda a sua estrutura, ao incluir interfaces entre mídias sociais, análise de dados e gerenciamento de projetos. Tal consolidação dos processos e operações de uma empresa permite que o negócio se conecte com seu público alvo e satisfaça suas necessidades, aprimorando o relacionamento com seus clientes chave.



Em conclusão, o futuro da Transformação Digital não é mais algo distante. A necessidade de implementá-la nos próximos anos não pode mais ser ignorada - principalmente se a organização tem interesse um ser bem-sucedida e ter lucro.


Optar por ficar fora dessa transformação era uma liberdade que muitas empresas tiveram na última década. Porém, o tempo se esgotou.


Estamos no meio do Darwinismo Digital e somente as empresas que o adotarem plenamente e investirem na própria Transformação Digital é que irão prosperar.


Caso queira saber mais sobre a Transformação Digital e como sua empresa pode se beneficiar com essa nova tendência, entre em contato com a OBC!

fonte: https://bit.ly/2WfxJXA

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo