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Criando posts claros e bem visíveis para suas redes sociais.

Seguem 8 dicas para ter o melhor aproveitamento de seus posts, manter uma boa visibilidade nas redes sociais e transmitir uma boa imagem da sua empresa.


1. Utilize imagens


Vale a máxima: "Uma imagem vale mais do que mil palavras". E, nas redes sociais, isso se aplica plenamente.


Veja alguns números:

  • A taxa de acesso em sites que contém imagens é 47% maior

  • Conteúdos com imagens relevantes geral 94% mais visualizações

  • Tweets com imagens recebem 18% mais clicks e são replicados 150% mais vezes

  • Postagens com imagens no Facebook geram 3.2x mais envolvimento

  • No LinkedIn, posts com imagens tem uma taxa de comentários 98% maior

  • Vídeos geral 80% mais conversões

  • Segundo o Cisco Visual Networking Index, cerca de 78% de todo o tráfego de dados em 2021 será de vídeos

Interessante, não?


E, para incluir imagens em suas postagens, existem vários sites que oferecem fotos, gráficos vetoriais, e outros formatos, livres de direitos autorais, que auxiliam muito na criação de seus posts.


2. Utilize o tamanho correto


Cada rede social utiliza diferentes tamanhos sem suas previews.


Para postagens no Instagram, Facebook, Google My Business e LinkedIn, o melhor formato é o padrão quadrado, de 1080px x 1080px.


Para Stories, seja no Instagram, Facebook ou LinkedIn, prefira o formato de retrato, de 1080px x 1920px.


Já o Twitter, o melhor formato é o de paisagem com 600px x 332px.


Assim, caso o seu conteúdo seja publicado em diferentes redes sociais, é importante que os seus posts sejam criados em diferentes formatos, adequando a exibição do seu conteúdo ao formato utilizado pela rede.


E não deixe de verificar os cortes automáticos... No Google My Business, por exemplo, isso acontece, ocultando partes de suas imagens. Mas é possível ajustar facilmente.


3. Direcione seus posts


Seus posts devem buscar um público alvo e, também, direcionar esse público para seus produtos ou serviços.


Ao utilizar links e/ou QRCodes, é possível gerar conhecimento sobre sua empresa e os benefícios que ela oferece aos seus possíveis novos clientes.


O post deve gerar curiosidade e engajamento, para que seu público alvo busque mais informações.



4. Utilize fontes adequadas


Escolher o melhor tipo de letra para o seu post é fundamental.


O tamanho e as cores influenciam diretamente na visibilidade do seu conteúdo.


E utilizar muitas fontes diferentes também poderá confundir seus leitores e público alvo. Seu post deve ser claro, objetivo e transmitir a mensagem claramente, sem que seu possível cliente precise ampliar a tela ou mudar a forma de visualização.


Lembre-se que seu post aparecerá em várias telas diferentes. Celulares, Tablet, Monitores e, em alguns casos, até mesmo televisores. Para isso, utilize fontes que tornem a leitura mais fácil e rápida.


Para celulares, é importante utilizar fontes limpas, simples, e com tamanho de 30pts ou mais. Isso permitirá a leitura de seu post sem a necessidade de aproximar o celular dos olhos ou ampliar a imagem. Se isso for necessário, o leitor simplesmente passará pelo seu post, sem ler.


5. Conheça os recursos


Cada rede social oferece recursos diferentes para publicação.


É possível utilizar diferentes formatos de imagem, vídeos, GIFs animados, etc... Além disso, é possível publicar em Stories, Grupos, e incluir links e descrições.


O ponto-chave é ter em mente que, além das diferentes opções de cada rede social, cada leitor tem a sua preferência. Alguns preferem Stories e outros buscam apenas vídeos. Há aqueles que dão preferência aos posts que mencionam as origens das informações, ao passo que outros buscam apenas rir com memes.


Por isso, entenda seu público alvo e os recursos oferecidos pela rede social da preferência desse público, para que você possa utilizar tais recursos da melhor forma possível.


6. Mantenha o padrão


Esse é um ponto bastante importante, pois estará diretamente ligado à identidade da sua empresa.


Seguir um padrão definido, mantendo o padrão de cores, de fontes e formatos, permitirá que seu público alvo identifique sua empresa e/ou marca.


Mas é importante apresentar movimento.


É preciso criar alterações que demonstrem que o post é algo novo, para evitar que seus possíveis clientes o interpretem como algo já visto. Contudo, mantenha a estrutura padrão para relacionar sua empresa ao post.


7. Revise


Revise mais uma vez e revise novamente. Antes de publicar, revise todas as informações contidas.


Posts com informações incorretas, erros de grafia e gramática ou com imagens não relacionadas ou que possam gerar polêmica, devem ser evitados.


E, sendo possível, é interessante que uma terceira pessoa faça a revisão. Preferencialmente, alguém que não tenha participado da criação do post e que leia o seu conteúdo pensando no seu público alvo.


Isso facilitará muito a identificação de erros, tanto de criação como de interpretação.


É preferível um post com poucas visualizações do que um post que crie uma "mancha" na credibilidade da sua empresa.


8. Tenha uma estratégia


Postagens aleatórias não geram engajamento. É preciso ir além das postagens.


Ao criar uma estratégia leve em consideração:

  • Qual o seu público alvo?

  • Qual a rede social utilizada por esse público?

  • Qual o melhor horário para realizar suas publicações?

  • Qual a melhor formato de post?

  • Qual será a cadência das postagens?

  • Qual o resultado esperado?


Ou seja, deve haver um objetivo claro e definido para as postagens. As postagens serão o caminho para atingir esse objetivo.


Assim, também é necessário medir o resultado dessas postagens e ajustar sua estratégia constantemente, mas sempre mantendo o objetivo inicial.



Ao considerar esses pontos para suas postagens, o resultado será uma melhor identificação da sua empresa, maior envolvimento e contato com seu público alvo e aumentará, bastante, a possibilidade de novos negócios para sua empresa.


Mas esse é apenas um lado do prisma.... O Marketing Digital envolve muito mais do que postagens nas redes sociais. É preciso ter métricas para acompanhar os resultados, avaliar o retorno de cada postagem, estabelecer datas limites e, se necessário, ajustar a estratégia para obter os melhores resultados.


Para estruturar sua estratégia de Marketing Digital e obter os melhores resultados, entre em contato conosco e saiba como a OBC pode auxiliar sua empresa.


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