top of page
Buscar
  • Foto do escritorOhio Business Consulting

É hora de fazer mais pela sua empresa!

Os empresários devem considerar a contratação de uma Consultoria de Negócios quando precisam de auxílio ou de uma perspectiva diferente sobre o caminho escolhido, ou quando necessitam de um catalisador da mudança em suas companhias.


Mas o que faz um consultor?


Existem várias razões para a contratação de uma consultoria:

  • Experiência em um mercado específico

  • Identificação de problemas

  • Iniciar e acelerar mudanças

  • Treinamento dos colaboradores

  • Reavivar a organização

  • Criar novos negócios


O primeiro passo de toda consultoria de negócios é a fase de Diagnóstico, onde o objetivo é entender o negócio do cliente. Um bom consultor de negócios utiliza uma parte do tempo para aprender o máximo possível sobre a empresa, tanto com o empresário como com os colaboradores. Essa fase inclui conhecer o local, se reunir com o corpo diretivo e colaboradores, analisar as finanças e ler todo o material da empresa. Durante esse processo, o consultor irá descobrir os detalhes da missão da empresa e quais operações estão sendo executadas.


Uma vez que um conhecimento aprofundado sobre a empresa estiver desenvolvido, o consultor entrará na fase de Desenho, quando o objetivo será identificar onde a mudança é necessária. Isso inclui identificar as forças e fraquezas da empresa, bem como problemas atuais e previsíveis. Esses podem incluir problemas já identificados pelo empresário e gerentes, além de outros possíveis problemas, identificados graças à objetividade do consultor. E o consultor de negócios também deverá identificar oportunidades de crescimento da empresa, aumento dos lucros e melhora da eficiência.


Além de identificar problemas e oportunidades, um consultor de negócios deverá também desenvolver soluções para os problemas identificados e definir benefícios para as oportunidades encontradas. Por exemplo: se uma empresa possui um forte departamento de vendas, mas um departamento de marketing fraco, essa será uma oportunidade para a empresa aprimorar sua área de marketing e obter melhores resultados do seu pessoal de vendas. Durante essa fase, é importante que o consultor e os colaboradores da empresa mantenham uma comunicação clara e aberta.


A Crítica Construtiva


É importante que o empresário entenda os direcionamentos fornecidos pelo consultor, nessa fase, como uma crítica construtiva e não apenas como uma crítica a como o empresário vem conduzindo seu negócio.


O consultor traz objetividade e um olhar externo, uma vez que o empresário está muito próximo das atividades da companhia. E o empresário certamente deverá obter feedback e fornecer opiniões ao consultor, que deverá considerar essas reflexões e revisar o planejamento conforme necessário.

Uma vez que o empresário e o consultor estiverem em acordo com o plano a ser seguido, caberá ao consultor de negócios iniciar a terceira fase da consultoria, que é a fase de Implementação do plano. Nessa fase, o consultor deverá aproveitar os recursos existentes e eliminar riscos, bem como monitorar o progresso do plano e ajustá-lo apropriadamente.


O passo extra da OBC


Até o momento listamos 3 fases do processo de Consultoria Empresarial: Diagnóstico, Desenho e Implementação. Porém, existe uma quarta fase, muito importante, mas desconsiderada por muitas Consultorias: a fase de Controle.

Nessa fase, o Consultor deverá acompanhar, por um tempo estabelecido, os resultados da implementação realizada. Essa fase é importante, pois em todo o processo de mudança, existe a necessidade de "ajuste fino" do planejamento, para garantir a máxima obtenção de resultados.


E esse é o diferencial da Ohio Business Consulting. Nossos projetos já incluem a fase de Controle em todos os planejamentos traçados, como forma de garantir que os resultados buscados sejam atingidos em sua totalidade. Além disso, em nossos projetos, acompanhamos cada uma das fases pessoalmente, atuando em conjunto com os empresários e suas equipes em todas as fases do projeto, auxiliando no atingimento da Excelência Operacional.


Encontrando a melhor Consultoria


Contratar a Consultoria Empresarial certa pode ser a parte mais difícil para o empresário ou gerência de uma companhia. O consultor deve ter paixão pelo trabalho, buscar a excelência e focar em todos os detalhes da empresa. É importante encontrar um consultor com experiência na sua indústria ou no tipo de problemas que seu empreendimento enfrenta. E, ao contratar um consultor, tenha certeza de que ele tenha referências sólidas e que oferece as habilidades necessárias.


Qualquer pessoa pode se autodenominar consultor, mas é necessária uma combinação de várias habilidades para que alguém seja um bom consultor. Também é importante que se tenha a certificação necessária, dependendo de sua indústria. Estude o website e materiais da consultoria. Procure por imagens profissionais e informações bem documentadas sobre seus serviços. Também é uma boa ideia solicitar exemplos de sucessos anteriores e entrar em contato com essas empresas.



O feedback e o planejamento obtido com uma Consultoria Empresarial podem auxiliar no crescimento do negócio e ampliar lucros a longo prazo, enquanto também garantem o sucesso futuro ao eliminar problemas e identificar oportunidades de melhoria. E esse é o foco da Ohio Business Consulting.


Nosso objetivo é atuar de forma que sua empresa possa se diferenciar no mercado, que possa permanecer à frente da concorrência e que obtenha os melhores resultados, sempre com foco nas suas Pessoas, nos seus Produtos e Serviços e no aprimoramento de seus Processos, buscando a Excelência Operacional.


Caso queira saber mais sobre o trabalho da Ohio Business Consulting e como nosso método de trabalho pode auxiliar sua empresa, entre em contato e agende uma visita.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page