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5 Passos para tirar suas ideias do papel e tornar sua empresa uma realidade!


Quando se tem uma grande ideia para um empreendimento, a empolgação nos direciona para a abertura imediata. Mas é preciso tomar alguns cuidados. As estatísticas demonstram que 50% dos negócios fecham dentro dos primeiros 5 anos, sendo que 30% acaba encerrando as atividades já no primeiro ano.


Assim, seguem 5 passos para tirar sua ideia do papel, com segurança e lançamento de com uma base sólida:


Pesquise o mercado - é necessário realizar uma análise total de sua ideia e do público alvo, como forma de garantir que seu empreendimento irá satisfazer as necessidades de seus clientes.


A análise SWOT é muito útil nesse ponto, e pode ajudar a responder as seguintes perguntas:

  • Qual o tamanho da demanda para sua ideia de negócio?

  • Se é um produto, quem irá comprar? Se é um serviço, quem irá utilizar?

  • Quem mais no seu mercado já teve essa ideia? Obtiveram sucesso? Porque?

  • Qual o preço aceitável para seu produto ou serviço?


Crie um plano financeiro - Esse é um ponto chave do seu plano de negócios, projetando os números futuros. Ele deve incluir estimativas claras de faturamento, fluxo de caixa, lucros/perdas e fases de investimento, geralmente para os próximos 3 a 5 anos. Claro que esses números serão altamente teóricos, mas devem ser baseados na realidade. Portanto, e importante fazer a "lição de casa". E nesse ponto um contador ou consultor poderá ajudar.


Posicione seu produto ou serviço - Comece pelos benefícios. O que seu produto ou serviço fará por seus clientes? Qual necessidade ou problema ele solucionará? Explique em uma linguagem que seus clientes alvo entenderão em menos de 30 segundos.


Quando Steve Jobs lançou o iPod em 2001, ele não descreveu o novo equipamento como um MP3 Player com 5Gb de capacidade. Ele o apresentou como "mil músicas no seu bolso".


Crie sua marca - As empresas de sucesso são instantaneamente reconhecidas de várias formas: o nome e logotipo, as cores, imagens, etc. Todos esses fatores criam sua marca. E você não precisa ser uma empresa grande e já estabelecida para ter uma marca forte. Ao prestar atenção nesses aspectos, você pode criar uma nova marca que se fixará rapidamente e que será reconhecida.


A chave é a consistência. Sua marca precisa ser um reflexo claro de seus valores, mas também precisa refletir os valores de seus clientes alvo.


Formalize seu negócio - Com a sua grande ideia desenvolvida e testada, o último passo é a criação formal de seu negócio. E existem várias formas para fazer isso. Porém, a melhor abordagem será contar com o suporte de um especialista de boa reputação. Esse profissional irá entender suas necessidades, explicar as opções e propor a o melhor caminho a seguir, incluindo a papelada necessária e todos os requisitos para que sua empresa esteja legalmente autorizada a funcionar.



Paciência é o principal quando se busca tornar uma ideia em realidade. E ao aplicar os passos acima, você evitará as principais falhas e construirá sua empresa com fundações sólidas.


Entre em contato conosco e saiba como tirar seu sonho do papel! 



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